Menu              Leia Também...
 
Campina Grande, 13/12/2013
Normas da ABNT para a Elaboração de Trabalhos Acadêmicos 2013



Para visualizar e baixar a Norma basta clicar no título correspondente:


  • Estabelece os princípios gerais para apresentação de projetos de pesquisa.

  • Especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses,  dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros) e aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse.

  • Estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos.

  • ABNT NBR 6027 de 2012 – Sumário (Observação: este link fará o download automático do arquivo)

    Especifica os princípios gerais para a elaboração de sumários em qualquer tipo de documento.

  • Especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e permitir sua localização. Se aplica à redação de todos os tipos de documentos, independentemente do seu porte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários, etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

  • Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.

  • Estabelece os elementos a serem incluídos em referências; fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação; destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros; não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui.

  • Estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração dos índices. Ela aplica-se, no que couber, aos índices automáticos.

  • Estabelece os requisitos para a apresentação de lombadas e aplica-se exclusivamente a  documentos em caracteres latinos, gregos ou cirílicos. Tem por finalidade oferecer regras para a apresentação de lombadas para editores, encadernadores, livreiros, bibliotecas e seus clientes e aplica-se, no que couber, a lombadas de outros suportes (gravação de vídeo, gravação de som etc.).

  • Estabelece princípios gerais para apresentação de pôsteres técnicos e científicos.

  • ABNT NBR 10719 de 2011 – Relatório técnico e/ ou científico
    Especifica os princípios gerais para a elaboração e apresentação de relatório técnico e/ ou científico. Conquanto não sejam objeto outros tipos de relatórios (administrativos, de atividades, entre outros), é opcional sua aplicação, quando oportuna. Nesse caso, os documentos devem sujeitar-sem tanto quanto possível, ao disposto nesta Norma.



GOTA - Grupo de Otimização Total da Água
Prof. Wilson Curi